Com a telefonia móvel e a internet a comunicação ficou mais rápida, fácil e instantânea. Essas tecnologias foram incorporadas as nossas vidas de tal maneira que, hoje, praticamente não conseguimos viver sem esses recursos.
Vivemos conectados ao mundo digital e essa tendência é reforçada, dia a dia, à medida que as organizações empresariais e públicas passam a utilizar com mais frequência os recursos da telefonia celular e da internet em suas estratégias de comunicação e marketing.
O SMS é um desses recursos. O SMS completará 25 anos em dezembro deste ano. Isto mesmo, 25 anos! Apesar da idade e das inúmeras novidades que chegam ao mercado da tecnologia todos os anos, o SMS não perdeu espaço. Ao contrário: ganhou mais importância, sendo utilizado como ferramenta de comunicação empresarial e marketing.
É um serviço simples, rápido e de baixo custo, que pode ser utilizado, com eficácia, por qualquer tipo de empresa. Ao contrário de e-mails, a taxa de abertura de SMS é superior a 90%, ou seja, a maioria dos destinatários não ignora os torpedos recebidos.
Uma das vantagens é que o SMS não depende de conexão com a internet. Como no Brasil, a maioria das linhas de celular é pré-paga e o pacote de dados é limitado, quando o usuário fica sem conexão à internet, o SMS continua funcionando até o esgotamento completo de créditos e bônus de torpedos. Sem contar que muitos usuários possuem planos ilimitados de SMS.
Para organizações que precisam comunicar-se com seus públicos com mais frequência, o SMS é um serviço muito útil, que não pesa no orçamento. Faculdades e escolas, por exemplo, são instituições que dependem de uma comunicação mais ágil com seus públicos – docentes, alunos, vestibulandos e demais funcionários.
Com o SMS, faculdades e escolas podem enviar mensagens de texto com diversas finalidades – informações institucionais, alertas sobre compromissos (pagamentos, exames, documentação), divulgação de eventos, pesquisa de opinião, novos cursos, bolsas de estudo, entre outras ações.
Dicas de uso do envio de SMS para faculdades e escolas
- Datas de matrículas
- Promoções
- Informações sobre vestibulares
- Lançamentos de novos cursos
- Abertura de turmas
- Lembrete de aulas
- Aviso de cancelamento de aulas
- Interação com pais e familiares
- Cobrança de mensalidades
- Avisos de vencimentos
O SMS Marketing e Corporativo é uma ferramenta simples, porém, é fundamental contar com o know-how de agências de marketing digital para definir estratégias alinhadas aos negócios da organização. Disparar torpedos sem planejamento não surtirá efeitos a longo prazo como o fortalecimento de vínculos e respostas aos objetivos das mensagens.
Ainda que a instituição esteja autorizada a mandar SMS ao público cadastrado, é importante seguir as boas práticas do envio de torpedos, saber o momento certo para o disparo das mensagens, conteúdo relevante, identificação da organização, perfil do público, objetivos da mensagem, enfim, explorar corretamente o uso do SMS para melhorar os processos de comunicação institucional, comercial e o marketing.
Gostou desse artigo? Compartilhe e leia outras dicas em nosso blog!